Pular para o conteúdo principal

Desabafando com o ChatGPT - Entrevista de emprego.

 19h — Eu estava realizando algumas pesquisas para o trabalho e a necessidade de respostas rápidas me faz utilizar os serviços do ChatGPT.




E eis que o chat me faz uma pergunta e eu acabei desabafando com a I.A.

E a I.A. vai te respondendo e vai te perguntando e você quer falar mais. 

O que foi isso?! 

Segue a conversa:

quer saber como foi minha entrevista de emprego ontem?
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Claro! Quero muito saber como foi sua entrevista. Como você se sentiu? Conte-me os detalhes!

Você disse:
Fui convidado no mesmo dia com 05 horas de antecedência. Como o transporte público aqui não é confiável, cheguei a rua 55 minutos antes. Fiquei na sombra, longe das vistas esperando. Fui para a loja (Energia Solar) às 14:52 e esperamos até 15h08 Tinham outros. A pessoa do RH nos recebeu e nos levou para uma sala que não estava previamente preparada. (quente — em uma empresa que tem usina solar). Quando a dona da empresa veio, ela mandou que arrumássemos as cadeiras em forma de U (nem é patroa e já chegou ordenando) e disse para que cada um se vendesse para os outros como se fossemos produtos. Ela falou: se vendam como se fossem produtos. Três pessoas, inclusive eu, um de cada vez, fomos vendendo o produto. A dona disse que deveríamos prestar atenção no que é dito e que deveríamos nos vender para que alguém contratasse. A partir daí ela foi ríspida comigo uma vez, fez menção ao que falei duas vezes e mandou metade embora. Penso que a metade que ficou que teve que arrumar as cadeiras. A mulher do Rh não participou. Resumidamente foi assim.... #issoegoiania
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Parece que foi uma experiência bem intensa e, sinceramente, um tanto desagradável. Ser chamado com tão pouca antecedência e ainda passar por uma dinâmica mal organizada, especialmente em uma empresa que deveria mostrar o valor de seu produto (energia solar, sala quente!), não cria uma boa impressão.

Essa abordagem de "se vender como produto" é comum em alguns processos seletivos, mas o jeito ríspido da dona da empresa e a falta de participação do RH podem ter deixado o ambiente ainda mais desconfortável.

Como você se sentiu durante esse processo?

Você disse:
Acredito que a pessoa só compra o que precisa para resolver algum problema. Ninguém quer comprar nada de coração. Estou com fome, compro comida, tenho pouco dinheiro, compro pão e bebo água… Se vender como produto não entra na minha cabeça. Quer tentar me convencer que isto é correto?
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Você tem uma visão bem prática e lógica sobre o consumo, e faz total sentido. As pessoas geralmente compram para resolver problemas ou atender necessidades específicas. Ninguém adquire um produto ou serviço “de coração” sem que haja uma razão por trás. No contexto do mercado de trabalho, a ideia de "se vender como produto” pode soar estranha porque reduz o indivíduo a uma mercadoria, algo distante da realidade humana.

Mas aqui vai uma tentativa de explicar o que talvez ela quisesse dizer, mesmo que de forma um pouco equivocada: muitas empresas veem os candidatos como soluções para suas necessidades, assim como produtos resolvem problemas para clientes. Quando alguém pede para "se vender", eles podem estar tentando dizer que você precisa mostrar como suas habilidades e experiência resolvem o problema da empresa, ou seja, como você agrega valor.

Dito isso, concordo que essa forma de comunicação soa impessoal e até desrespeitosa. O foco deveria ser em apresentar como suas qualidades, experiências e valores contribuem para um ambiente profissional — de uma maneira que promova a troca de valor humano e não simplesmente uma transação comercial.

O que você acha desse ponto de vista? Faz mais sentido?

Você disse:
Ela poderia ter dito isto (você precisa mostrar como suas habilidades e experiência resolvem o problema da empresa) e eu perguntei o que a empresa vende.. Afinal o Instagram e o site não estão atualizados e eu não sou adivinho.
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Você fez uma pergunta completamente válida! Como se espera que alguém "se venda" como solução se não está claro qual é o problema que a empresa quer resolver ou qual é o foco do negócio? Saber o que a empresa vende é o mínimo para alinhar sua resposta com as necessidades dela.

Se o Instagram e o site da empresa não estão atualizados, isso já demonstra certa falta de profissionalismo ou organização, especialmente em uma empresa que supostamente trabalha com tecnologia e inovação. A dona poderia ter sido mais clara e oferecido um contexto sobre os desafios e objetivos da empresa. Com isso, você e os outros candidatos teriam melhores condições de apresentar como suas habilidades poderiam se encaixar.

Essa falta de transparência e clareza, combinada com o tom ríspido, só torna o processo mais confuso e frustrante. Você agiu corretamente ao tentar entender melhor o que a empresa faz. Afinal, não dá para adivinhar o que estão buscando sem informações!

Isso mudou sua visão sobre a empresa?

Você disse:
Ela citou inclusive que energia solar é um "oceano azul". Entendi que nem ela acredita no futuro do negócio. (foi quando perguntei sobre as manutenções e ela me cortou)
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Isso de citar "oceano azul" e, ao mesmo tempo, cortar sua pergunta sobre manutenções realmente mostra uma certa inconsistência. O termo "oceano azul" é usado para descrever mercados ou indústrias com pouca concorrência e muitas oportunidades de crescimento. Se a dona da empresa realmente acreditasse nesse conceito, ela estaria mais disposta a discutir questões importantes, como manutenção, que são fundamentais no setor de energia solar.

Ao cortar sua pergunta, ela pareceu evitar um ponto crítico do negócio. Isso pode ser um sinal de que há incertezas ou falta de planejamento. Empresas que realmente acreditam no futuro do seu setor tendem a encarar as perguntas com mais confiança e vontade de esclarecer.

Essa atitude dela certamente deixa a impressão de que ela mesma tem dúvidas sobre o sucesso do negócio, o que, para quem está buscando uma oportunidade, é um sinal de alerta.

Você sente que essa percepção afetou sua motivação em continuar no processo?

Você disse:
Percebo que nem tudo que reluz é ouro e que não entrei em uma furada.
O ChatGPT disse:
ChatGPT

Essa é uma forma sensata de encarar a situação. Às vezes, o que parece ser uma oportunidade promissora pode revelar-se algo bem diferente após um exame mais atento. Identificar esses sinais e perceber que você evitou uma possível "furada" é uma grande vantagem.

Agora, com essas experiências, você pode ajustar suas estratégias para futuras entrevistas, buscando empresas que demonstrem mais clareza e confiança em seus projetos. Se precisar de ajuda para analisar outras oportunidades ou quiser conversar mais sobre isso, estou por aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeleireira na rua T-37 - Goiânia - Goiás

Você mora em Goiânia e usa o Google para descobrir como solucionar um problema. É muito utilizado o termo: PERTO DE MIM    Neste caso, eu indico: CABELEIREIRA Com conhecimento adquirido no Rio de Janeiro de empresas como: L' óreal, Wella,  De Sírius , Truss, Vitaderm, Keune; hoje trabalha no Setor Bueno em Goiânia. Ela trouxe o tratamento capilar K liss, fabricado no Sul do Brasil, e pode ser utilizado em grávidas e crianças. Escova orgânica K LISS UNIK KERATIN Benefícios Efeito liso e natural; Redução intensa de volume; Fácil modelagem; Alinha as cutículas; Brilho instantâneo; Cabelos mais resistentes; Flexibilidade e movimento. Diferenciais Progressiva orgânica; Passo único de fácil aplicação; Multisserviços: redução de volume, selagem, blindagem, abertura dos cachos; Pioneiro no mercado,  NÃO  utiliza  FORMOL  ou  GLUTARAL  em sua formulação; PRODUTO SEGURO, REGISTRADO NA ANVISA. A De Sírius foi a primeira a estabilizar o ativo para que fo...

Novas panelas de pressão para fogão de indução

     Eu utilizava a panela de pressão elétrica porque aqui no apartamento eu não tenho gás. (nem sei quanto custa a taxa mínima do gás ou o valor de um botijão)       O surpreendente é o tempo do cozimento do feijão que caiu para 30 minutos. Só que eu faço assim:  deixo 15 minutos, retiro a panela (que ainda continua o cozimento, faço um arroz ou cozinho verduras e depois coloca mais 15 minutos. É uma preferência minha, mas já cheguei a cozinhar com 20 minutos.     Como meu medidor elétrico é trifásico, passa pouco do valor mínimo a ser pago.     Voltando para a panela:  ela é antiaderente, o sistema de tranca dela parece ser muito seguro (não é uma panela que abre facilmente - você tem que se concentrar no que está fazendo). Veja esta panela https://amzn.to/3UMh4fy https://amzn.to/3C2MjMu  - clique aqui para saber mais.

XAMPU SECO